À Mesa Com: Luísa Alexandra

00:01



Vamos ter uma rubrica nova no Receitas Económicas, todas as semanas teremos um convidado que nos vai falar um pouco de si, da sua experiência na cozinha, de receitas...
Escolhi para convidada desta semana a Luísa, pois foi dos primeiros blogs de receitas portugueses que conheci e mesmo não tendo a Bimby adaptava as minhas receitas ao meu robot de cozinha Lady Master Future!
E a Luísa é uma querida, super simpática disse logo sim a esta "entrevista"!


À MESA COM


Nome:
Luísa Alexandra Marques
Idade: 
37 anos
Cidade:
Fátima, mas sou natural de Tomar
Profissão: 
Artes Gráficas
Blog:

1. Quando é que começaste a interessar-te por receitas, tachos e panelas?
Desde muito cedo. A minha Mãe, a minha Madrinha e a minha Avó são excelentes cozinheiras e cresci a vê-las preparar os mais diversos tipos de refeição, desde sopas, pão caseiro, queijo caseiro, enchidos caseiros quando era a matança do porco em casa dos meus Avós, refeições simples do dia-a-dia ou mais especiais quando nos reuníamos todos aos fins-de-semana, sobremesas... enfim, de tudo um pouco.

2. Como surge a ideia do Blog? 
O blog foi criado quando o meu marido me ofereceu a minha primeira Bimby.
Na altura, há seis anos atrás, não existiam muitos blogs ou sites com receitas adaptadas à Bimby, e foi uma maneira de eu colocar as minhas experiências principalmente com este robot de cozinha.
Depois comecei a fotografar e a deixar por escrito grande parte das receitas que fazia cá por casa, como que um caderno de receitas em que escrevia as minhas receitas, a maneira como as fazia e a aceitação que tinha cá em casa.
É uma maneira também que tenho de deixar aos meus filhos a herança dos cozinhados cá de casa :)

3. Que oportunidades te surgiram, depois de teres o Blog? 
O Blog é para mim um hobbie, não tenho intenção, nem nunca tive, de fazer dele a minha actividade principal. Aliás a minha formação profissional nada tem a ver com culinária.
O blog trouxe-me principalmente muitas amizades virtuais, muitas pessoas que me seguem desde o início do blog e que, diariamente, me visitam e me dão estímulo para continuar.

4. Qual é, ou quais são, as tuas comidas favoritas? 
Tenho várias.
As refeições de massa e de camarão estão entre as que mais gosto, mas os meus gostos são muito ecléticos.

5. Como é a tua alimentação no dia-a-dia?
Faço uma alimentação o mais variada possível. 
Como de tudo um pouco :)

6. Já fizeste alguma receita que tivesse corrido menos bem? Qual?
Muitas!
Existem coisas que correm sempre bem mas também existem receitas que, apesar de parecerem fáceis, nem sempre correm como o esperado.

7. O nome do teu restaurante favorito. Qual o prato favorito do menu?
Tenho vários restaurantes preferidos e vários pratos preferidos, não consigo escolher só um :)

8. Visitas de última hora, tens amigos para jantar...e nem sopa, nem prato principal, nem doce... diz-nos um menu rápido que é sempre um sucesso!
Primeiro os amigos e família que frequentam a minha casa são educados o suficiente para avisar sempre que vem para jantar!
Aliás é essencial, não se aparece assim de repente em casa de ninguém para jantar sem avisar :)
Mas desenrascava-me com uma massa salteada com cogumelos e azeitonas, por exemplo, para acompanhar grelhados de carne, que também se fazem rapidamente. Para sobremesa acho que optava pelo Leite-Creme feito na Bimby, é bem rápido e fácil de fazer e fica delicioso.

9. Se fosses um vegetal...qual serias? Pq?
Nunca pensei nisso...

10. Qual é a tua cozinha favorita(cozinha portuguesa, brasileira, chinesa)?
Cozinha Portuguesa, sem dúvida.

11. Tens algum segredo ou dica que queiras partilhar em relação às tuas receitas?
Gosto muito de cozinhar, mas isso não é segredo para ninguém!
E é meio-caminho andado para as coisas correrem bem.

12.Ingredientes que tens de ter sempre na tua despensa ou frigorífico. 
Queijo e leite.

13.Qual o teu filme preferido?
São vários, dos mais diversos géneros.

14.E o teu livro?
Também são vários e de vários géneros diferentes.

15.Outros Blogs de receitas que gostes de visitar.
Ui, visito vários e gosto de todos!

16.Tens algum Chef que te inspire?
Não.

17.Além de cozinhar que outros hobbies tens?
Brincar com os meus filhos, é a minha principal ocupação :)

18.O que é para ti uma cozinha de sonho?
Uma cozinha onde me sinta bem e onde tenha a minha família.

19.Sonhos que ainda não realizaste.
Saltar de páraquedas :)

20.Que sugeres como uma receita económica para as nossas leitoras.
É uma receita muito em conta e que todos gostam



Ingredientes:
| Esparguete, ou outra massa a gosto
| 1 dente de Alho
| Azeite

| 2 Salsichas Frescas de Aves
| 2 Salsichas Frescas de Porco
| 1 Cebola pequena
| 1 dente de Alho
| Azeite
| 1 Tomate bem maduro
| Açafrão das Índias, da Suldouro
| Pimentão Doce, da Suldouro
| Tomilho, da Suldouro

Preparação:
No copo da Bimby coloca-se um litro de água, temperando com um fio de azeite e um dente de alho.
Programa-se 10 min., temp. 100º, vel. 1.
No final deste tempo programa-se mais 8 min., temp. 100º, vel. colher inversa.
Pelo bucal adiciona-se o esparguete, calcando delicadamente até ficar todo dentro do copo.
Podem ver NESTE VÍDEO como cozo o esparguete na Bimby:

Num tacho coloca-se a cebola e o alho picados e um pouco de azeite..
Frita-se até alourar.
Adiciona-se o tomate bem madurinho, limpo de peles e cortado em pedaços pequenos.
Junta-se as salsichas frescas cortadas em pedaços pequenos e cozinham-se até ficarem tenras.
Se necessário adiciona-se um pouco de vinho branco.
Tempera-se a gosto, usei tomilho, açafrão e pimentão doce.
Quando estiverem cozinhadas a gosto junta-se o esparguete cozido reservado.
Envolve-se delicadamente.
Acompanhei com uma salada de alface, tomate berry e queijo.
Simples e delicioso!


Receitas Económicas 


You Might Also Like

3 comentários

  1. Obrigada, foi um prazer!
    Beijinhos e votos de muito sucesso :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de conhecer um pouco mais da Luisa. ela é realmente uma querida e foi dos primeiros blogs que conheci:) É mesmo uma inspiração !
    Adorei a receita, simples e deliciosa como de resto a Luisa já nos habituou :)
    Beijinho doce e um dia feliz!

    ResponderEliminar

Robots de Cozinha

Subscribe